SOBRE

O PROGRAMA REINTEGRAR é um projeto desenvolvido pela Causar para acolher, fortalecer e incluir jovens entre 16 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Buscando trazer mais pluralidade, diversidade e ampliação de alcance do programa, incluímos um recorte especial para meninas e meninos e que estejam cumprindo medidas socioeducativas (LA - Liberdade Assistida e PSC - Prestação de Serviços à Comunidade).

As formações serão desenvolvidas em três etapas bimestrais. A primeira delas prevê 2 turmas, de 6 alunos cada, durante os meses de junho e julho de 2022 (indicação preliminar de datas). A segunda etapa também terá 2 turmas de 6 alunos nos meses de agosto e setembro. E a terceira funcionará da mesma forma em outubro e novembro do mesmo ano. Ao final, será realizado um evento de encerramento, no qual os alunos das 6 turmas apresentarão seus trabalhos finais, produtos audiovisuais feitos com objetivo de avaliar seu  desempenho.

Este evento contará com palestras de dois convidados que possuem experiência na produção audiovisual e sobretudo em ações de impacto social, o que visa estimular os beneficiados pelo projeto a darem continuidade ao trabalho realizado.

OBJETIVOS

Beneficiar 36 JOVENS NO TERRITÓRIO DA BRASILÂNDIA, em São Paulo, SP, utilizando o audiovisual como ferramenta de transformação social.

Faremos isso dando acolhimento e oportunidade de desenvolvimento humano para que meninas e meninos possam despertar para suas capacidades empreendedoras, com construção de autoestima e incentivo a autoconfiança.

O Programa Reintegrar tem também como objetivo contribuir para a redução dos índices de reincidência nas medidas socioeducativas, e na prevenção dos números de incidência.

Mais do que ensinar as principais técnicas do audiovisual, nossa Metodologia do Olhar Digital Humanizado foca no desenvolvimento humano com inclusão, respeito, lugar de fala, escuta ativa, cidadania, pluralidade e igualdade.

Queremos também estimular a aproximação, compreensão e envolvimento com temas que dialoguem com as principais causas sociais, econômicas e ambientais presentes nos ODS da agenda 2030 dos conteúdos audiovisuais realizados pelos jovens beneficiados ao longo das formações.

Também vamos instigar os jovens para o empreendedorismo social, a economia criativa e circular para que possam gerar trabalho e renda a partir de suas potencialidades e legitimidades.